15 dezembro 2017

Brasileirão 2017: Contas finais

O Grêmio deu ao Brasil 8 vagas na Libertadores e o Flamengo poderia ter dado 9

Não deu!
O Brasileirão terminou, mas três clubes tiveram de esperar 10 dias pela final da Copa Sul-Americana para saber se ainda teriam motivos de comemoração. Venceria o Brasil ou a Argentina? Afinal, perdeu o Flamengo. E o Vasco da Gama, que dependia do Mengão para garantir uma vaga direta nos grupos da Libertadores, teve de se contentar com a fase preliminar, onde estará o 8º classificado, Chapecoense, e poderia estar também o Atlético Mineiro. Mas não deu para o 9º! E não deu para o 15º, Sport, que, depois de se salvar do rebaixamento, suspirava por uma vitória do rubro-negro carioca para estar na Copa Sul-Americana de 2018. A última vaga ficou mesmo com o 14º, Fluminense.

Montanha-russa de sentimentos
O Brasileirão é uma autêntica montanha-russa de sentimentos. Vasco e Sport chegaram à última rodada com bons motivos para festejar, mas se o clube de Pernambuco ficou livre do pesadelo do rebaixamento, algum dia também viveu o sonho da Libertadores, sonho tornado realidade para o clube carioca, depois de superar alguns fantasmas do passado, quando caiu para 16º e viu de perto um possível regresso à segundona. Tal sentimento ruim esteve sempre na cabeça dos torcedores do Galo, que terminam o campeonato numa tristeza só. Eles queriam o título ou, pelo menos, uma vaga na Libertadores, mas com o 9º lugar, são os primeiros sim, mas da fila que leva à Copa Sul-Americana.

Títulos, vagas e fugas
Enquanto Atlético Mineiro (9º), Botafogo (10º), Atlético Paranaense (11º), Bahia (12º), São Paulo (13º) e Fluminense (14º) vão para a Sul-Americana, Sport (15º) e Vitória (16º) ficam apenas boiando na água de salsicha. Mas fugiram do arrastão que levou Coritiba (17º), Avaí (18º), Ponte Preta (19º) e Atlético Goianiense (20º) para a Série B. Vencedores de títulos só o 1º Corinthians (Brasileirão), 4º Grêmio (Copa Libertadores da América) e 5º Cruzeiro (Copa do Brasil). O 2º Palmeiras foi vice e o 6º Flamengo bi-vice (Copa do Brasil e Sul-Americana). Estes cinco clubes e o Santos (3º) entram logo nos grupos da Libertadores. Vasco (7º) e Chapecoense (8º) começarão nas preliminares

Sem comentários:

Enviar um comentário