21 agosto 2016

O futebol do Brasil já é de Ouro!


Finalmente... a medalha de ouro!
Foi sofrido, mas não importa. Depois de inúmeras tentativas frustradas, do trauma da prata e do bronze, da obsessão por um metal mais nobre, o Brasil finalmente alcançou o ouro olímpico no futebol. Romário, Bebeto, Ronaldo o fenômeno, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Roberto Carlos e tantos outros craques tentaram e não conseguiram. Los Angeles 1984 (medalha de prata), Seul 1988 (prata) Atlanta 1996 (bronze), Pequim 2008 (bronze) e Londres 2012 (prata) testemunharam tais pesadelos. Esta era a segunda vez de Neymar, ele que já tinha a prata. Agora, no Rio de Janeiro, conseguiu o ouro!  

E foi contra a... Alemanha!
Sim, foi contra o pesadelo... Alemanha! Não era a mesma dos 7-1 na Copa de 2014, mas não importa. O certo é que o Brasil é ouro e a Alemanha prata! Também não faltou emoção, porque 120 minutos foram insuficientes para se chegar a um vencedor. Depois de uma prorrogação desgastante, vieram os pênaltis, com os jogadores já sem pernas. E se em 1950 o Maracanã foi o cenário de uma tragédia, com aquela final da Copa do Mundo perdida para o Uruguai, a mesma que serviu para crucificar o goleiro Barbosa, desta vez um goleiro foi decisivo. Weverton foi herói ao defender um pênalti. 

Com um técnico... desconhecido!
A obsessão pelo ouro também subiu à cabeça dos técnicos da seleção principal. Já estavam no topo da carreira, mas queriam ser os primeiros a ouvir o hino do Brasil no degrau mais alto do pódio. Assim, coube a Mário Zagallo a primeira tentativa, em Atlanta. Um técnico campeão do mundo! Mas ele fracassou, assim como fracassaram Vanderlei Luxemburgo, Dunga e Mano Menezes. E seria Dunga novamente a comandar a seleção olímpica se, à última hora, não tivesse perdido o emprego para o técnico que até tinha conseguido a qualificação. Um desconhecido Rogério Micale... medalha de ouro!

E os medalhados de ouro são...
Weverton (Atlético-PR), Uilson (Atlético-MG), Marquinhos (PSG), Luan Garcia (Vasco da Gama), Rodrigo Caio (São Paulo), William (Inter), Zeca (Santos), Douglas Santos (Atlético-MG), Walace (Grêmio), Rodrigo Dourado (Inter), Thiago Maia (Santos), Renato Augusto (Beijing Guoan), Felipe Anderson (Lazio), Rafinha (Barcelona), Neymar (Barcelona), Luan (Grêmio), Gabriel Barbosa (Santos) e Gabriel Jesus (Palmeiras) são os 18 atletas que entram para a história do futebol brasileiro como os primeiros a conquistar a medalha de ouro numa olimpíada. Foi em 2016, no Rio de Janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário