20 novembro 2016

Brasileirão 2016: Uma questão de matemática, a 3 jogos do final

Palmeiras quase campeão... G3... G6... talvez um G7 e... água de salsicha

O Palmeiras com a mão na taça
Quando só restam 3 jogos para terminar o Brasileirão, Palmeiras (71 pontos), Santos (67) e Flamengo (66) são os clubes com possibilidades matemáticas de chegar ao título. Mas já faltam poucas contas para que o Palmeiras seja coroado campeão. Estando na liderança isolada do campeonato desde a 19ª rodada, é improvável que nos jogos contra o 5º classificado, Botafogo, em casa (c), o 10º, Chapecoense, fora (f), e o 16º, Vitória (f), o verdão venha a perder mais de 3 pontos para o Santos, que enfrentará o 11º, Cruzeiro (f), o 3º, Flamengo (f), e o 20º, América-MG (c), ou para o Flamengo, contra o 14º, Coritiba (c), o 2º, Santos (c), e o 6º, Atlético-PR (f).

Matemática do G3 quase fechada
Naturalmente, Santos e Flamengo continuarão na briga até onde a matemática permitir, mas esses dois clubes terão também de se preocupar em manter as suas posições no G3, para garantirem, como prêmio de consolação, o acesso direto à fase de grupos da Copa Libertadores da América. Já sem a matemática para lutar pelo título, o Atlético Mineiro (61 pontos) pode ainda chegar ao G3, via campeonato, mas será muito dificil sair do 4º lugar. Mesmo assim, ainda existe uma possibilidade de acesso direto à fase de grupos da Libertadores. É pela Copa do Brasil. Basta vencer a final, a duas mãos, marcada para 23 e 30 de novembro, contra o Grêmio. 

E o G6 poderá dar em... G7
São quatro as vagas diretas para a fase de grupos da Libertadores. Três pela via G3 do Brasileirão e uma pela Copa do Brasil, atribuída apenas ao campeão. O Grêmio, que também lutou pelo título durante algum tempo, é hoje apenas o 8º classificado com 50 pontos. Portanto, estaria fora do G6 que dá acesso às fases preliminares da Libertadores. Neste momento, Botafogo (55) e Atlético-PR (52) são os outros clubes que, juntamente com o Atlético-MG, integram o G6, deixando tudo o resto na chamada água de salsicha, que não dá direito a nada. Mas a vitória do Galo na final da Copa do Brasil abriria outra vaga na Libertadores. Seria um... G7!

Final da Copa do Brasil ou da... Carol?   
Portanto, o Grêmio x Atlético-MG vale a definição de duas vagas na Libertadores 2017. Mas de momento ninguém quer saber quem estará a correr atrás da bola para trazer a taça. É que só se fala da filha do técnico do Grêmio. No fim do jogo que garantiu a qualificação, ela entrou em campo toda feliz para abraçar o pai, tirar umas selfies e comemorar. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) é que não gostou mesmo nada, achando que a menina quis se promover à custa do futebol, e decidiu punir o Grêmio. Engraçado porque se não fosse o STJD muitos nem saberiam que a filha de Renato Gaúcho é uma tal Carol. E olhem que é bonitinha a guria!

E os colorados... nem aí!
Mas tem uma comunidade que está pouco interessada em saber se a Carol Portaluppi é bonita ou não, se o mundo fala mais dela hoje que ontem ou até que o STJD puniu o Grêmio com multa de 30 mil reais e interditou o seu estádio para a final da Copa do Brasil. Sim, são os rivais colorados que não entendem como se pode falar de tantas coisas banais num planeta com problemas graves por resolver e que pior ficaria se o Internacional caísse para a 2ª divisão. E a verdade é que há muito tempo o Inter não consegue sair lá de baixo. O desespero é tão grande que fez nova troca de técnicos a 3 rodadas do final. Desta vez o milagreiro salvador é um tal de Lisca.

Final da Copa do Brasil: Papai, vai uma selfie? Mundo, eu sou a Carol! (Foto: Globoesporte)

Sem comentários:

Enviar um comentário