14 junho 2019

Brasileirão 2019 [r9]: Palmeiras, antes da... Copa América!

O Palmeiras de Felipão não perde há 31 jogos (Brasileirão de 2018 e 2019) 

Hora de... Copa América!
Até já! À 9ª rodada, o campeonato... parou. A gente se encontra de novo, daqui a um mês. Enquanto isso, vem aí a 46ª Edição da Copa América, precisamente no Brasil, pela 5ª vez. Em matéria de títulos, o Brasil tem apenas 8, contra 14 da Argentina e 15 do Uruguai, o grande campeão das Américas. Incrível como o Uruguai, um país tão pequeno... Mas a verdade é que no Brasil só deu... Brasil! Portanto, não se espera outra seleção campeã que não seja a Canarinha. Como curiosidade, esta edição tem dois ilustres convidados: Japão e Catar. Espera aí! A próxima Copa do Mundo não será no... Catar? Beleza então! Enfim, o Brasil estreia hoje contra a Bolívia, de camisa... branca! 

1º Palmeiras, 2º Santos...
Quanto à 9ª rodada deste Brasileirão, só dá Palmeiras! Sob o comando de Luiz Felipe Scolari, são já 31 jogos sem perder no campeonato, isso contando com o do ano passado também. E serão 32 os jogos invictos, quando o STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) sacramentar a vitória (1-0) sobre o Botafogo. Aliás, por esta razão é que o Verdão tem apenas 2 pontos de avanço sobre o 2º classificado. Caso contrário seriam 5! E quem é o vice-líder, neste momento? Pelo avultado orçamento, era de se esperar que fosse um tal... Flamengo. Mas, não! Pelo desempenho dentro do campo, deu Peixe em 2º! Sim, este Santos de Jorge Sampaoli merece todos os elogios.

6º Goiás... Cruzeiro, 18º!
Mas um campeonato não se resume apenas à luta pelo título. Convém não esquecer que os 4 primeiros garantem vaga direta na Copa Libertadores, sobrando aos 5º e 6º uma pré-eliminatória, antes da fase de grupos. E neste momento, Palmeiras (22 pontos, menos um jogo), Santos (20 pontos), Flamengo (17), Internacional (16), Atlético Mineiro (16) e Goiás (15 pontos, menos um jogo) são os dignos representantes do G6. Parabéns ao Goiás que, em 2018, estava na Série B. Por falar em Série B, os 4 últimos que, até agora, amargam a depressiva zona de rebaixamento são: Chapecoense (8 pontos), Cruzeiro (8), CSA (6) e Avaí (4). Sim, o Cruzeiro é 18º. Contando ninguém acredita.

Na Copa America, a Canarinha vai de... branco!

11 junho 2019

Brasileirão 2019 [r8]: A surpresa Botafogo!

CSA 1-2 Botafogo e o time de Eduardo Barroca subiu ao 4º lugar. 

Um surpreendente... Botafogo!
A três dias da paragem do campeonato, tendo em vista a realização da Copa América nos gramados do Brasil, a emoção continua em alta. Numa semana intensa com a elimanação do Santos pelo Atlético Mineiro, nesta rodada, novo jogo e sorte diferente para o Peixe, com Santos 3-1 Atlético-MG. Com esta vitória, o time de Jorge Sampaoli subiu ao 2º lugar, com 17 pontos, dois a mais que o Galo (15 pontos). Na frente continua firme e forte o Palmeiras, com 19 pontos e menos um jogo. Mas a grande surpresa da competição é, talvez, o Botafogo do jovem técnico Eduardo Barroca, conseguindo um inesperado 4º lugar (15 pontos e menos um jogo) e o título de melhor carioca.

A 1ª do... Vasco!
Por falar em clubes cariocas, uma salva de palmas para o Vasco da Gama que conseguiu a sua primeira vitória (2-1) e logo sobre o Internacional, uma equipa muito forte. O efeito Luxemburgo parece já estar funcionando, mas os cruzmaltinos ainda não conseguiram sair da zona do rebaixamento. Quem já saiu dessa região pantanosa foi o Grêmio que, em 8 jogos, conseguiu a sua 2ª vitória, mas sempre apenas pela margem mínima. Se, antes, tinha vencido o Atlético Mineiro (1-0), desta vez o derrotado foi o Fortaleza (1-0), ambos em casa. É realmente muito pouco. E será que a partir de agora os gremistas vão mesmo decolar? O técnico Renato Gaúcho garante que sim. A ver vamos!

Um penoso... Cruzeiro!
Outro time que não deslancha é o Cruzeiro. Incrível! Já vai no seu 5º jogo sem vencer. Desta vez só empatou, com o Corinthians (0-0), em casa. Tem sido, realmente, penoso ver a Raposa se esforçando, em vão, por melhores resultados. Isso sem falar na grave crise da diretoria, após denuncias de irregularidades envolvendo a ilegal venda de porcentagens do passe de jogadores da base, numa reportagem da TV Globo. Mas nem tudo são notícias ruins lá pelos lados da Toca da Raposa. No meio da semana, os cruzeirenses conseguiram a qualificação para os quartos de final da Copa do Brasil. Aliás, o campeão é o Cruzeiro, ainda. E não foi nada fácil passar pelo Fluminense. Só nos pênaltis!

Depois do Vasco, só falta a 1ª vitória do... Avaí!  

03 junho 2019

Brasileirão 2019 [r7]: Flamengo, na ressaca do Fortaleza!

A semana foi do Flamengo, com a troca de técnicos.

Palmeiras... despreocupado!
Entre as rodadas 6 e 7, muitas coisas aconteceram. Foi, realmente, uma semana repleta de emoções. Primeiro o VAR! A influência do árbitro de vídeo na marcação daquele pênalti que derrotou o Botafogo (0-1) contra o Palmeiras provocou grande confusão, com recurso até para o Superior Tribunal de Justiça Desportiva. A diretoria botafoguense reclamou e o STJD resolveu congelar o jogo. Até nova ordem, ninguém ganhou e ninguém perdeu. Pode ser até que haja novo jogo. Mas o Palmeiras não está nem um pouco preocupado. No meio da semana despachou o Sampaio Corrêa da Copa do Brasil e depois, no Brasileirão, foi até Chapecó buscar mais 3 pontos: Chapecoense 1-2 Palmeiras.

Alegria do Bahia na crise do... São Paulo!
A Copa do Brasil esteve mesmo na origem de diferentes emoções. O São Paulo, que viveu até alguns momentos de esplendor com o efeito Cuca na fase final do Paulistão, voltou aos velhos tempos de crise, muito por culpa de uma carninha de pescoço chamada Bahia. Dos últimos quatro jogos, três tiveram em cima da mesa esses indigestos baianos. Vitórias, zero! E se o resultado disso foi a eliminação na prova mais rentável do país, perdendo a chance de arrecadar incríveis R$ 70 milhões, caso chegasse ao título, no Bahia o clima é só de alegria. Além dos R$ 2,5 milhões que ganhou por superar a fase das oitavas de final da Copa do Brasil, no Brasileirão mais uma vitória: Bahia 1-0 Grêmio. 

Jesus, Salles e o tricampeão... Ceni!
Bem, do Grêmio não vale a pena falar. É mais uma derrota. E se Renato Gaúcho perdeu, mas está firme no cargo, Abel Braga venceu na última rodada e decidiu sair, por não se sentir respaldado pela diretoria. Aliás, a fala foi mais grave. Reclamou de traição. Mas no futebol tudo é muito dinâmico. Em pouco tempo o Flamengo já tinha um novo técnico. O português Jorge Jesus foi anunciado em Madrid pelo próprio presidente e no dia seguinte o técnico interino Marcelo Salles comandou o time em mais uma vitória do Mengão (2-0), desta vez em cima do Fortaleza, de Rogério Ceni. Os cearenses ainda curtiam a ressaca do título de campeão da Copa do Nordeste alcançado no meio da semana.

O Fortaleza perdeu no Brasileirão, mas venceu a Copa do Nordeste.