29 maio 2019

Brasileirão 2019 [r6]: E o Palmeiras... decolou!

Felipão tenta colocar gelo no "já ganhou", mas já... não tem pra ninguém! 

O Verdão... passeando!
Nossa! Afinal vai ser um passeio. Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio e Cruzeiro candidatos ao título? Grêmio (5 pontos) e Cruzeiro (6), esses aí, já era! Flamengo (10) e Internacional (10), pode ser, mas já tá difícil! Palmeiras (16), enfim, parece que já não tem pra ninguém. O Verdão decolou de vez. O Inter é um time certinho. Não deslumbra, mas vai caminhando. Quanto ao Mengão, a cada rodada que passa, é um Deus nos acuda. No jogo anterior, contra o Galo, jogou toda a 2ª parte contra 10 e... perdeu! Desta vez, em pleno Maracanã, aos 88 minutos, perdia 1-2 com o Athletico Paranaense. De repente, empate aos 89' e gol da virada aos 90+5'. E a crise ficou... adiada.  

O VAR... assoprando!
Mas um dos grandes protagonistas da rodada foi o VAR. No Botafogo 0-1 Palmeiras, o jogo parecia caminhar para um empate, mas o Árbitro de Vídeo achou um pênalti num pisão dentro da área e... decidiu, tá decidido! Palmeiras não desaproveitou a chance. E no Bahia 3-2 Fluminense? Aí foi maldade! Primeiro, o VAR viu um pênalti numa mão de um jogador do Fluminense dentro da área. Os torcedores do Bahia vibraram. Mas... na-na-ni-na-não! O goleiro do Flu defendeu pra escanteio e... vibrou! Aí, já depois da marcação do escanteio, o VAR assoprou no ouvido do Juiz que o goleiro tinha avançado no pênalti. E tinha sim. Avançou e muito! Na repetição do pênalti, gol do Bahia! 

E a jóia se... despedindo!
O Fluminense perdeu, mas a cada jogo que passa vai mostrando ao mundo um talento incrível. Uma jóia! Nos últimos 4 jogos, algo de maravilhoso aconteceu no reino Tricolor:  Copa do Brasil, Fluminense 1-1 Cruzeiro (gol do Flu marcado por um tal João Pedro); 5ª rodada do Brasileirão, Fluminense 4-1 Cruzeiro (esse mesmo tal, João Pedro, marcou 2 gols); Copa Sul-Americana, Fluminense 4-1 Atélico Nacional da Colômbia (não é que esse tal João Pedro marcou... 3 gols?); finalmente, nesta 6ª rodada do Brasileirão, derrota para o Bahia, mas um dos gols do Flu foi dele... João Pedro! Em 4 jogos ele fez 7 gols! E só tem 17 anos! Mas já está vendido aos ingleses do Watford. See you, baby!

João Pedro, 17 anos, a jóia brasileira que desponta para... inglês ver!

21 maio 2019

Brasileirão 2019 [r5]: Palmeiras na ponta!

Parece que o Palmeiras embalou de vez. 

Lá em cima: Verdão (1º)
Não teve nem discussão. Era grande a expectativa para ver o que iria acontecer no clássico entre Palmeiras de Felipão e Santos de Sampaoli. Os dois clubes dividiam a liderança com 10 pontos. Deu Verdão de goleada (4-0)! Assim, o Palmeiras está agora isolado na frente e já quer embalar de vez, como no ano passado. Outro clássico interessante aconteceu em Belo Horizonte, no Atlético Mineiro 2-1 Flamengo. E se o Galo vai fazendo o seu caminho tranquilo no grupo da frente, sob o comando do técnico interino Rodrigo Santana, os altos e baixos do Mengão vão deixando a sua torcida cada vez mais eriçada. Pior foi perder para um Atlético que jogou toda a 2ª parte com 10 jogadores! 

Lá em baixo: Cruzeiro (15º), Grêmio (19º)...
Mas tem outras torcidas de cabelo em pé, desconfiadas. O time do Cruzeiro, por exemplo, tá estranho! Antes de começar a competição era o único clube invicto de 2019. Agora, em 5 jogos, já tem 3 derrotas e muitos golos sofridos. Mas os times de Mano Menezes não costumam sofrer muitos gols! Sim. É precisamente isso que assusta. Desta vez perderam 4-1 com o Fluminense. Antes já tinham levado 3-1 do Flamengo e 3-1 do Internacional. Para um candidatíssimo ao título, como o Cruzeiro, é preocupante. O Palmeiras já está a 7 pontos de distância e se a Raposa não acordar... já era! Outro candidatíssimo ao título que parece perdido é o Grêmio. O 1º lugar está a... 11 pontos!  

Como decolar com... Renato Gaúcho! 
"Daqui a pouco o Grêmio vai decolar". Foram as palavras de Renato Gaúcho na semana passada, depois do empate 0-0 com o Corinthians. Nesta rodada, após o Ceará-Grêmio (2-1), Renato Gaúcho resolveu ser ele o entrevistador e questionou o jornalista: Você tem dúvida que o meu time vai decolar? O certo é que até agora o Tricolor Gaúcho só tem 2 pontos e se decolar como nos campeonatos passados não vai dar para altos voos. Que se dê bem na Copa do Brasil ou na Libertadores porque o Brasileirão ficará de novo em 2º plano. E o Vasco da Gama? Vai ou não decolar para fugir da zona de rebaixamento? Para já, na estreia de Vanderlei Luxemburgo, Vasco e Avaí... 1-1!

Vanderlei Luxemburgo voltou para um novo projeto, no... Vasco!

13 maio 2019

Brasileirão 2019 [r4]: Solidariedade a Sidão

O futebol pode ser... cruel!

Craque do... jogo!
Sidão é um goleiro já veterano, de 36 anos, com passagem importante pelo São Paulo pós-Rogério Ceni. Este ano foi contratado pelo Goiás, mas emprestado ao Vasco da Gama para este campeonato brasileiro. A estreia aconteceu na 3ª rodada contra o Corinthians (1-1) e foi normal, sem nada de especial a se comentar. Mas o seu 2º jogo, ontem contra o Santos (0-3), fez dele o homem mais falado do Brasil. Por quê? Porque teve o azar de não fazer o que a maior parte dos goleiros faz quando recebe a bola de um companheiro - o chutão. Preferiu um passe e errou. Bom para Diego Pituca que fez um golaço, por cobertura. Mas, para os internautas da TV Globo, o Craque do Jogo foi... Sidão! 

Prêmio da... zoeira!
A TV Globo costuma premiar o melhor jogador em campo nos jogos que transmite ao vivo e, nessa distinção, mandam os torcedores que votam pelas redes da internet. Desta vez, o mais votado foi Sidão que teve de passar pelo constrangimento de receber um prêmio destinado ao mais... pior. Constrangida ficou também a jornalista da emissora que sabia estar entregando ao jogador um troféu... envenenado. Em pouco tempo houve uma onda imensa de solidariedade em favor do atleta e a própria Globo emitiu uma nota oficial pedindo desculpas ao "profissional de alto nível" que é o Sidão, reconhecendo ainda que essa votação em massa do público foi uma lamentável... "zoeira".  

Amor infinito num futebol... cruel!
O futebol é mesmo cruel em certos momentos e não é de hoje. Basta ver como foram os últimos dias da vida de Garrincha, a "alegria do povo", ou a zoeira que muitos fizeram quando se soube da convulsão de Ronaldo "Fenômeno" antes da final da Copa de 1998, ou ainda os atos de racismo pelos estádios do mundo. Sidão foi humilhado no Dia das Mães, num jogo em que homenageava a sua falecida mãe, trazendo o nome dela na camisa e a mensagem "Amor Infinito". Foi um dia triste para ele e para o futebol brasileiro. Mas este mesmo futebol brasileiro também pode ser generoso, como se viu na linda homenagem que torcedores de Fortaleza e São Paulo prestaram a Rogério Ceni.

O futebol pode ser de... homensagens!

06 maio 2019

Brasileirão 2019 [r3]: Que jogo foi esse?

Grêmio e Fluminense fizeram história e o Flu foi mais feliz.

E o incrível aconteceu!
Era uma vez dois clubes do futebol brasileiro que privilegiavam o jogo ofensivo, com jogadas bem trabalhadas em todos os espaços do campo e muitos gols. Sim, gols não podiam faltar. Esta mentalidade positiva tinha muito a ver com os seus técnicos que também jogaram a bola e hoje comandam seus atletas fora do campo. Estava previsto que os dois times se enfrentassem um dia e foi o que aconteceu. Começou e o dono da casa teve um início avassalador. Com 20 minutos de jogo vencia já por 3-0. Mas... 3-4! Que vira-vira incrível! Olhem, afinal... 4-4! E ainda não acabou! Este jogo foi ontem, minha gente! Brasileirão, 3ª rodada: Grêmio-Fluminense... 4-5!

O peso de uma vitória
Renato Gaúcho e Fernando Diniz estavam entre os cinco técnicos deste campeonato ainda sem qualquer vitória. Agora são quatro. E que surpresa ver o Grêmio nesta situação! Sem dúvida que Renato Gaúcho tem crédito, mas ele precisa acordar as suas tropas. Já o Diniz, que grande peso tirou das costas com essa heróica vitória! Perdendo por 3-0 ainda na 1ª parte, muitos do Fluminense pediram a sua cabeça nas redes sociais. Pouco depois... esqueçam tudo! Quem continua sem vencer é o CSA de Marcelo Cabo, mas se os clubes de São Paulo escolheram Alagoas como destino turístico se deram mal. Depois do Palmeiras, agora a vez do Santos perder pontos no Estádio Rei... Pelé.

Galo... 100%!
Assim, com os empates do Santos (0-0) em Maceió e do São Paulo (1-1) com o Flamengo no Morumbi, a via ficou livre para o Atlético Mineiro assumir a liderança isolada. A vitória (2-1), em Fortaleza, contra o Ceará, só aconteceu no último minuto, mas não importa. O Galo é agora o único clube 100% vitorioso. E o seu técnico interino ainda continua... interino. Mas, se vencer mais alguns jogos, logo logo Rodrigo Santana será efetivado como técnico principal. Já no Vasco, o efeito interinidade não tem funcionado bem. Continua sem ganhar e sem... treinador. Mas a lista de desejos só aumenta: Jorge Jesus, Dunga, Thiago Larghi, Maurício Barbieri, Lisca 'Doido'...

Atlético Mineiro só conhece a vitória.

03 maio 2019

Brasileirão 2019 [r2]: Um interino Atlético de Minas

Em briga de técnicos interinos, o mineiro virou líder e o carioca... último!

Uns perdem, outros... ganham!
Quem ganhou perdeu e quem perdeu ganhou. Foi assim que aconteceu na passagem da 1ª para a 2ª rodada. Ceará, Athletico Paranaense, Flamengo, Chapecoense, Bahia e Goiás não souberam manter o nível de antes. O Palmeiras também não, mas a verdade é que não perdeu! Goleou 4-0 e depois ficou só no empate em Alagoas, contra o CSA que, no jogo anterior, tinha sido goleado por... 4-0. Já os tristes derrotados Corinthians, Cruzeiro, Internacional, Botafogo e Fortaleza, desta vez, venceram! Ufa, que alívio! Se livraram de levar com duas derrotas consecutivas. Minha nossa! E os cariocas? Fluminense e Vasco da Gama já perderam duas seguidas! O Vasco nem treinador tem!

Um técnico interino perde, outro... ganha!
O Vasco não tem treinador principal, mas tem um interino. Quem também está em busca de um técnico novo é o Atlético Mineiro. Os dois se enfrentaram em São Januário. De um lado o interino Marcos Valadares e do outro o interino Rodrigo Santana. Venceu o do Atlético de Minas, o... Santana. Meu Deus! Santana faz lembrar do lendário Telê, o único técnico campeão brasileiro pelo Galo, no longínquo ano de 1971. E agora, quase meio século depois, um novo Santana está com o Galo na... liderança. É interino, é cedo para se fazer uma previsão, mas... vai saber! Amanhã, com mais vitórias, o simpático Rodrigo Santana poderá ser o treinador principal do Atlético de Minas.

Sampaoli ganha jogos e... fãs!
Mas o Atlético Mineiro não está sozinho na liderança. Aliás, pelos critérios de desempate, o verdadeiro líder é o São Paulo, outro clube que faz lembrar do mito... Telê Santana. Mas este é o São Paulo do mestre Cuca, por coincidência, um vitorioso no... Galo! Enfim, são muitas conexões ligando a história dos dois clubes. E agora os dois estão juntos na frente. Só que há um intruso aí! O Santos também venceu os dois jogos. É o Santos de Sampaoli que a cada jogo vai ganhando mais... fãs. Isso mesmo! A baixada santista, Santos inteira e o país do futebol vão conhecendo melhor um Jorge Sampaoli diferente daquele técnico meio perdido da seleção argentina. Que venha logo a 3ª rodada!

O Santos já ganhou dois jogos e Sampaoli cada vez mais... fãs.