13 dezembro 2012

Um clube para Neymar


De quando em vez, um grande nome do futebol brasileiro e mundial dá a sua opinião sobre o futuro de Neymar. Lá fora, todos desejam a sua ida imediata para um grande da Europa. No Brasil, uma das personalidades mais autorizadas para falar do assunto é o fenômeno Ronaldo. Para ele, Neymar já lá devia estar há muito tempo. Só assim poderá concorrer com Messi e Cristiano Ronaldo pelo título de melhor do mundo.

Dentro do Santos, o grande Pelé acha que Neymar devia fazer toda a sua carreira no Brasil. O presidente do clube se esforça ao máximo para manter a sua jóia, pelo menos até 2014, quando ocorrer o mundial da FIFA. Entretanto, o técnico santista, Muricy Ramalho, acaba de traçar o melhor caminho para o craque, numa entrevista aos meios de comunicação espanhóis. "Oxalá Neymar e Messi venham a jogar juntos no Barcelona. Seria a coisa mais linda do futebol", disse ele.

Sim, é verdade! Uma dupla formada por Messi e Neymar seria maravilhosa, imbatível, aterrorizante! 

Mas cuidado! Essa dupla seria fantástica sim, mas no... playstation. No mundo real, dificilmente poderia dar certo.

Neymar é o grande craque do Brasil, um talento puro, com argumentos suficientes para se tornar um dos melhores ou até o melhor de todos os tempos. Portanto, estamos falando de um protagonista, um ator a quem deve ser confiado o papel principal e nunca o de coadjuvante.  

Seria difícil Neymar assumir o papel principal no Barcelona ou no Real Madrid

Messi é o melhor do mundo e o protagonista inquestionável do Barcelona. Está lá desde os 13 anos, pelo que, dificilmente chegará alguém capaz de assumir o papel principal. Há pouco tempo, Johan Cruyff, outra grande referência do clube, foi curto e grosso ao dizer, com todas as letras, que o Barcelona não precisa de Neymar. Por isso, o Muricy Ramalho não devia ser tão inocente, logo ele, a pessoa mais indicada para aconselhar Neymar. E o melhor conselho, caso ele saia mesmo do Brasil, seria escolher outro caminho que não o de Barcelona. Aí ele não passará de um ótimo coadjuvante.  

No Real Madrid também, o papel de protagonista não seria nada fácil. Cristiano Ronaldo é hoje o segundo melhor do mundo e tem números impressionantes no clube, com mais gols que jogos. Portanto, seria muito difícil para Neymar alcançar o papel principal. Mesmo assim, é provável que tivesse a vida mais facilitada em Madrid que em Barcelona. Cristiano é mais velho (27 anos) e não tem as mesmas raízes no Real Madrid como tem Messi (25 anos) no Barcelona. Embora Neymar só tenha 20 anos, se quer mesmo fazer história como lenda maior do futebol, não dá para esperar muito. Tem de começar já como protagonista, jogando na Europa e contra os seus principais adversários - Messi e Cristiano Ronaldo.

Clubes de tradição para Neymar: Juventus, Milan, Internazionale e Manchester United

Além de Barcelona e Real Madrid, quais são os outros clubes europeus com tradição e dinheiro para contratar Neymar? Se a Espanha ficar de fora pelos motivos já mencionados, sobram Itália e Inglaterra, ou seja, Juventus, Milan, Internazionale e Manchester United. Também existem clubes sem muita tradição, mas com rios de dinheiro para dar a Neymar o que ele precisa - conta bancária e um time competitivo. São os casos de Chelsea, Manchester City e o emergente Paris Saint-Germain (PSG).

Clubes com rios de dinheiro para Neymar: Chelsea, Manchester City e PSG

Em todos esses clubes, Neymar já chegaria como protagonista e começaria a desempenhar o papel principal logo no primeiro jogo. Mas se ele embarcar no entusiasmo de Muricy Ramalho, imaginando a coisa linda que seria jogar futebol ao lado do Messi no Barcelona, poderá realmente quebrar a cara. Que brasileiro gostaria de ver o seu grande ídolo relegado a um papel secundário, ofuscado pelo protagonismo de um argentino? 

Uma possibilidade bem estimulante para Neymar, seria vencer a Copa do Mundo com a seleção brasileira, já em 2014, melhor ainda se a final fosse contra a Argentina. Messi virá com tudo para conquistar o único título que lhe falta - a Copa do Mundo. Mas se Neymar conduzir o Brasil ao Hexa, não só vencerá o duelo com Messi, como também estará habilitado a entrar no covil do inimigo para roubar o protagonismo do argentino, aí mesmo, no Barcelona. É assim que ele deve pensar, como adversário e não como anjinho.

Neymar x Messi: Quem vencer o Mundial/2014 será protagonista por muito tempo 

04 dezembro 2012

Cabo Verde: a seleção do momento

Cabo Verde, candidata a seleção africana do ano de 2012

Depois do feito histórico de se qualificar para a CAN (Copa de África das Nações), que acontecerá na África do Sul, entre janeiro a fevereiro de 2013, a seleção de Cabo Verde foi agora nomeada para o prêmio de melhor seleção africana de 2012. Este reconhecimento por parte da Confederação Africana de Futebol (CAF) é absolutamente merecido e premeia a espetacular evolução que o futebol cabo-verdiano alcançou nos últimos 12 anos, ao passar da 182ª para a 51ª posição no ranking da FIFA. São 4 as seleções nomeadas:

Melhor seleção africana de 2012

Zâmbia: É a atual campeã de África, título que venceu pela primeira vez, ao superar a Costa do Marfim na final, através das grandes penalidades. É a 39ª do ranking da FIFA e estará novamente na CAN, depois de eliminar o Uganda nos pênalties (1-0 e 0-1).

República Centro-Africana: Neste ano, atingiu a sua melhor classificação de sempre no ranking da FIFA (49º). Não conseguiu a qualificação para a CAN, ao ser eliminada pela Burkina Faso (1-0 e 1-3), mas deixou de fora o Egito (3-2 e 1-1), que é o recordista africano em títulos, 7 vezes campeão. 

Costa do Marfim: É a atual vice campeã de África e a 15ª do ranking da FIFA. Venceu a CAN em 1992 e já esteve presente em duas Copas do Mundo (2006 e 2010). Estará na CAN/2013, depois de eliminar o Senegal (4-2 e 2-0).

Cabo Verde: Será a sua primeira participação numa CAN. Para lá chegar, eliminou Madagáscar (4-0 e 3-1) e o poderoso Camarões (2-0 e 1-2) de Samuel Eto'o, 4 vezes campeão de África. 

É também justo realçar o excelente trabalho desenvolvido pelo técnico da seleção de Cabo Verde - Lúcio Antunes. Tem 46 anos e está no comando dos "Tubarões Azuis" desde 2010. Será o segundo técnico cabo-verdiano a dirigir uma seleção na CAN, depois de Carlos Alhinho, em representação de Angola. Pelo feito extraordinário de ter conduzido Cabo Verde à sua primeira presença numa grande competição internacional, Lúcio Antunes deveria ser candidato a treinador do ano pela CAF. Não foi, o que é uma pena. Mas ele merece ser considerado aqui como o treinador revelação do ano. São 4 os treinadores nomeados:

Melhor treinador africano de 2012

Os quatro treinadores nomeados: El-Badry, Marius Omog, Nabil Maaloul e Hervé Renard 

Hossam El-Badry (Al-Ahly, Egito): Tem 52 anos e, neste ano, conduziu o Al-Ahly à vitória da Liga dos Campeões de África, derrotando o Esperánce de Tunis na final (1-1 e 2-1). Em dezembro, disputará o Mundial de Clubes organizado pela FIFA, juntamente com o Corinthians, Chelsea, entre outros.

Joseph Marius Omog (AC Léopards, Camarões): É natural dos Camarões, mas foi com o AC Léopards, do Congo Brazzaville, que venceu, neste ano, a Copa da Confederação CAF, ultrapassando grandes equipas de Marrocos, Tunísia ou Nigéria, para finalmente bater na final o Djoliba AC do Mali (2-2 e 2-1). 

Nabil Maaloul (Espérance de Tunis, Tunísia): Tem 49 anos. No ano de 2011, conquistou o triplete com o Esperánce, juntando Campeonato e Taça da Tunísia à conquista da Liga dos Campeões de África. Neste ano de 2012, quase repetia a façanha de vencer a Liga dos Campeões, mas perdeu a final com o Al-Ahly.

Hervé Renard (Seleção da Zâmbia): Em 2012, conduziu a seleção da Zâmbia ao título inédito de campeão de África. Este francês de 44 anos, tentará agora defender esse título na CAN da África do Sul e, ao mesmo tempo, sonha em qualificar a Zâmbia para a sua primeira Copa do Mundo.

A seleção de Cabo Verde e o seu jovem técnico, revelação do ano - Lúcio Antunes